O que observar ao escolher uma empresa de outsourcing de TI?

 
2 minutos de leitura

Você já pensou em contratar uma empresa de outsourcing de TI? Esse tipo de serviço está ganhando espaço no mercado ao longo dos últimos anos por trazer mais agilidade, precisão e eficiência para os negócios.

Mas para que o investimento em uma empresa de outsourcing de TI seja bem estruturado, a sua empresa deve tomar alguns cuidados. Veja os principais abaixo!

Verifique a experiência do negócio

Toda empresa de outsourcing de TI tem um time especializado em rotinas específicas. O desenvolvimento de sistemas, a criação de rotinas de segurança ou o suporte ao usuário são alguns exemplos.

Conhecer o perfil da companhia e as suas áreas com maior experiência é um ponto básico para garantir um investimento com menos riscos. Isso permitirá que o trabalho seja melhor planejado e executado, ou seja, que a tecnologia cause um grande impacto no dia a dia da empresa.

Busque o feedback de clientes antigos

O feedback de clientes antigos é uma das formas de compreender como uma empresa de outsourcing de TI atua em momentos de crise. Portanto, sempre entre em contato com referências para ter uma visão completa sobre os pontos fortes e fracos da companhia que você pretende contratar. Assim, os riscos com o investimento cairão drasticamente.

Analise as suas demandas

Para ter um bom investimento em outsourcing, também é necessário conhecer as demandas do negócio. Ou seja, o gestor precisa identificar quais são as metas, objetivos e demais fatores que impactarão no trabalho dos profissionais a médio e longo prazo.

Portanto, sempre faça um levantamento completo com todos os setores que estão envolvidos com as operações da TI. Identifique os seus projetos e investimentos futuros. Assim, será mais fácil ter um time terceirizado capaz de lidar com todas as demandas internas.

Avalie a existência de certificações

As certificações são uma forma simples de identificar o perfil operacional de uma empresa, assim como os seus pontos mais fortes. Elas são emitidas considerando um conjunto de regras com validade mundial e podem abordar temas como a segurança digital, a capacidade de um time atuar conforme uma metodologia específica ou mesmo o conhecimento de algum guia de boas práticas.

Verificar as certificações que a empresa de outsourcing de TI tem é, portanto, um modo simples para identificar se a empresa é capaz de executar um trabalho dentro das suas expectativas. Se o negócio tem regras de compliance e governança internas, aliás, isso é algo ainda mais crítico, por evitar que a empresa trabalhe com um parceiro que executa atividades fora dos padrões internos.

A terceirização dos serviços de TI já é uma estratégia utilizada por vários negócios. Isso permite que projetos de desenvolvimento, migrações de sistemas e outras atividades sejam executadas com mais qualidade, precisão e eficiência.

Mas para escolher a empresa de outsourcing de TI alinhada com o perfil da companhia, é necessário cuidado. Se o processo for mal executado, os serviços não terão a qualidade esperada, impedindo que o retorno sobre o investimento seja alto. Portanto, sempre avalie cada ponto crítico e garanta que o negócio contrate um parceiro alinhado com as suas demandas.

Quer saber mais sobre a contratação de uma empresa de outsourcing? Então fale com a gente!

Powered by Rock Convert


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *