Áreas da tecnologia: descubra como estruturar na empresa

 
4 minutos de leitura

A tecnologia tem mudado rápido demais a forma como são realizados os negócios e a estrutura de execução das operações, abrindo portas para recriar, manusear e inventar novas ferramentas. E as novas áreas da tecnologia dentro das organizações passam a ter um grande diferencial.

Por muito tempo, os profissionais das áreas de tecnologia foram aproveitados apenas para realizar reparos nos maquinários, por exemplo. Hoje, são peças de grande importância dentro das organizações para impulsionar o potencial de crescimento do negócio, melhorar a presença da organização no mundo digital e oferecer valor em termos de produto, serviço e atendimento.

Estruturar áreas da tecnologia não é apenas automatizar processos e reduzir custos, é entender que o cliente está conectado, o fornecedor está conectado e, principalmente, o concorrente está conectado. Em resumo: todas as atividades de um negócio dependem da tecnologia para se destacarem no mercado.

Mas como estruturar áreas da tecnologia dentro da organização? É uma realidade possível? Continue a leitura e saiba mais!

Importância das áreas da tecnologia nas empresas

O maior desafio das empresas, hoje em dia, é visualizar as oportunidades e as possibilidades. Isso acontece, principalmente, pela falta de alinhamento entre as metas e os indicadores de desempenho entre os setores.

Se um dos setores da empresa perde dias ou até meses elaborando uma estratégia e entregando uma proposta que é negada ou mal executada por outro setor, consequências significativas podem levar a conflitos e gerar frustrações para toda a equipe.

As áreas da tecnologia dentro da organização funcionam como uma grande teia integrada, em que todos os setores passam a trabalhar em conjunto, desde a fase de planejamento até a fase de execução. Essa automação e esse compartilhamento são a chave para o sucesso.

Quando a tecnologia da informação é mal gerenciada ou recebe pouca atenção por parte de gestores e administradores, a empresa deixa de absorver uma série de vantagens competitivas.

É fundamental que o empreendedor avalie sua estrutura e invista em melhorias, principalmente em relação às novas tecnologias acessíveis, escaláveis e fáceis de serem utilizadas.

Por exemplo, imagine a equipe de vendas e o setor de TI mantendo a comunicação e o controle de clientes por meio de planilhas e meios manuais. Esse processo é demorado e pode levar a erros que, consequentemente, resultam em prejuízos financeiros e econômicos para o negócio.

Ao investir nas áreas da tecnologia dentro da organização, é possível integrar as informações com foco na gestão de relacionamento com o cliente (CRM, em inglês), por exemplo. Adequar os processos às novas tecnologias, buscar a automação das tarefas e fazer updates na estrutura física ajudam a eliminar processos morosos e gaps de produção.

Vantagens de investir nas áreas da tecnologia

Investir nas áreas da tecnologia na empresa requer colaboração não apenas de líderes e suas equipes, mas de toda a estrutura organizacional, do setor de criação de produtos, vendas, atendimento ao cliente e de todos que participam direta e indiretamente dos processos produtivos.

Investir nas áreas da tecnologia não implica fazer com que um setor seja um mero executor de tarefas do outro setor, mas que sejam integrados, inter-relacionados, codependentes, ou seja, com foco na criação de um novo modelo de negócio diante das novas exigências de mercado.

As empresas que investem em tecnologia da informação aumentam a sua quota de mercado, garantem boa margem de competitividade e passam a ter uma visão precisa do futuro.

Isso possibilita planejar a jornada de negócio de forma efetiva e resolver problemas com mais flexibilidade e antecedência, garantindo, ao mesmo tempo, a escalabilidade (crescimento futuro) do negócio.

Vejamos com mais detalhe as principais vantagens de investir nas áreas da tecnologia nos negócios:

Segurança da informação

A informação é um item de extrema importância dentro das empresas. Afinal, é por meio dela que os gestores tomam suas decisões, os processos podem ser melhorados ou se mude a estrutura de negócio para alcançar melhores resultados.

A segurança da informação trata de tudo aquilo que envolve sistemas e dados. Isso significa que é fundamental implementar mecanismos e ferramentas que possibilitem:

Maior confidencialidade

Isso garante que as informações estejam asseguradas e protegidas de pessoal mal-intencionadas ou que não tenham acesso permitido.

Autenticidade

Que os dados e informações não sejam alterados conforme o tratamento e as pessoas envolvidas na análise e tratamento. Ou seja, que não sofram mutações ao longo do processo.

Integridade

As áreas da tecnologia com foco na segurança da informação passam a cuidar da preservação das características originais das informações e dos métodos de processamento. Assim, garantem que o sistema siga práticas legais quanto ao tratamento do conteúdo gerado para posterior análise.

Disponibilidade

A segurança da informação possibilita que apenas usuários autorizados possam acessar os dados e informações. Isso significa que todos os dados gerados pela organização passam a ser controlados e monitorados com precisão e eficiência.

Quanto maior for o nível de segurança dos dados, maior será o valor da empresa diante dos clientes e em relação à concorrência.

Suporte técnico

Contar com ferramentas e métodos arcaicos não comporta as novas necessidades dos clientes e da empresa moderna. As áreas da tecnologia possibilitam que a organização conte com suporte técnico desde a fase inicial do negócio e continuamente.

O desenvolvimento de soluções tecnológicas é cada vez mais simples e rápido. Por isso, é preciso realizar uma boa pesquisa de mercado para conhecer as opções disponíveis e investir nas áreas da tecnologia com o máximo de confiança e precisão.

Com bom suporte técnico, é possível verificar possíveis problemas técnicos com antecedência e melhorar a infraestrutura da organização como um todo. Ao investir em tecnologia, é possível contar com um suporte técnico durante todas as etapas produtivas e no crescimento dos negócios.

Qualidade de software

Investir nas áreas da tecnologia significa trazer aos negócios processos otimizados e que gerem bons resultados. No entanto, isso depende de uma série de fatores, como é o caso de um bom software.

Para que uma infraestrutura da informação alcance seu real objetivo é preciso contar com um software de qualidade e ter o apoio de bons profissionais. E a parceria entre a equipe interna e a externa também é decisiva no sucesso.

É preciso que as empresas mudem a ideia de que investir em tecnologia é um gasto, mas um investimento com excelentes retornos. Isso significa que ela é uma importante aliada dos negócios e uma ótima estratégia diante da concorrência.

O nosso post foi útil? Para continuar bem informado, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Powered by Rock Convert


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *